A segunda fase do MÓVELaoQUADRADO manteve aquilo que torna o projeto especial, que é a montagem e a robustez sem colas, pregos ou parafusos. No entanto introduziu várias alterações, em que a primeira consistiu na substituição dos anteriores MDFs por contraplacado de choupo. Não sendo um material denso, conseguiram-se elementos mais leves (logo, mais fáceis de manusear e transportar) com o aspeto caloroso da madeira.
A nível de forma, a investigação incidiu sobre os móveis que conhecemos da construção tradicional, que se procuraram transportar para este sistema construtivo alternativo: a famosa “poltrona de orelhas” (e respetiva banqueta) foram adaptadas ao processo de encaixe, bem como o “móvel de mercearias” que nos recordamos da cozinha dos nossos avós, com duas portas e duas gavetas, aqui substituídas por tecido (que se pode harmonizar com o tecido das almofadas dos sofás), sendo a gaveta igualmente colapsável.
Um aparador, igualmente com duas portas em tecido, foi adicionado aos modelos destinados para arrumação, sendo que foi criado um elemento adicional, com prateleiras, que tanto encaixa no aparador como o móvel-dispenseiro, criando ora uma estante, ora um verdadeiro móvel de cozinha.